A hospitalidade é o ato de acolher o outro, seja estrangeiro ou não. No contexto turístico, a prática é valorizada como diferencial em um destino de viagem, além de se caracterizar como valor cultural do local.
De acordo com Alexandre Panosso Netto, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, é marcante para o turismo perceber que garçons, guias e outros profissionais não “se limitam a cumprir regras ou protocolos de atendimento”.
O Boletim Informativo do Turismo Receptivo Brasileiro, publicado em 2019 pelo Ministério do Turismo, demonstra que a hospitalidade é o item com maior avaliação positiva pelos visitantes de fora do Brasil, com cerca de 97,9%. Outros aspectos bem avaliados foram: gastronomia, com quase 91,6%, e informação turística, que alcançou 914,6% dos turistas.
Gostou desse episódio? Quer saber mais? Então acesse https://jornal.usp.br/sinopses-podcasts/ciencia-do-turismo/ e fique por dentro!
Fonte: Jornal da USP