Sorriso é integrante da Região Turística Portal do Agronegócio, juntamente com os municípios de Boa Esperança do Norte, Claudia, Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Juara, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Porto do Gaúchos, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tabaporã, Tapurah e Vera com a finalidade de implementar as diretrizes indicadas pela Política Nacional do Turismo.
Regiões Turísticas são territórios que possuem características similares e/ou complementares e aspectos em comum (identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica). Numa região podem existir municípios que não recebem turistas, mas que se beneficiam da atividade pelo fornecimento de produtos e serviços.
Esses municípios se articulam, normalmente em uma instância de governança regional formalizada juridicamente para desenvolver o turismo de forma conjunta e regionalizada.
Numa região podem estar municípios que não recebem turistas regulamente, mas que se beneficiam da atividade pelo fornecimento de produtos e serviços àqueles de maior fluxo turístico. A lógica do Programa de Regionalização do Turismo – PRT pressupõe que trabalhar o turismo de forma integrada, regionalizada e cooperada é mais vantajoso para a região, pois o turista é estimulado a permanecer mais tempo no território, gerando mais recursos financeiros para os municípios envolvidos.
As regiões e os municípios turísticos compõem o Mapa do Turismo Brasileiro, que é o instrumento orientador da atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. Assim, é o Mapa que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério a partir de critérios pré-estabelecidos.