A revista do setor de turismo do Reino Unido Selling Travel Magazine publicou uma entrevista exclusiva com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Na conversa conduzida pela repórter Charlotte Flach, Freixo destacou como o Brasil vem conquistando espaço no cenário internacional de viagens, especialmente com foco em sustentabilidade, inovação e diversidade cultural.
Entre os temas abordados, Freixo destacou iniciativas da Agência, como o programa Feel Brasil, desenvolvido em parceria com o Sebrae, que reúne 101 experiências autênticas nas 27 unidades da federação. “Mais de 59% delas são lideradas por mulheres e valorizam o patrimônio cultural, a preservação ambiental e o engajamento comunitário. Um exemplo é a Piracaia de Alter do Chão, celebração ancestral em homenagem ao pirarucu, realizada por comunidades amazônicas”, destacou.
“É uma experiência única e autêntica que respeita e celebra o modo de vida da comunidade, com base no turismo sustentável. Iniciativas como essas fazem parte da estratégia de promoção internacional da Embratur, juntamente com outras relacionadas ao turismo de natureza e ao afroturismo, por exemplo”, completou Freixo.
Sobre a realização da COP30 em Belém (PA), em novembro, o presidente ressaltou que o evento coloca o Brasil no centro da agenda mundial da sustentabilidade. “É a primeira vez que uma COP acontece na Amazônia, o que reforça não apenas nossa importância ambiental, mas também as oportunidades de promover o turismo sustentável na região”, afirmou.
Outro aspecto que Freixo reforçou foi que o país vive um momento de transformação no turismo internacional. “Estamos quebrando recordes e esperamos alcançar 8 milhões de turistas estrangeiros em 2025. É a hora de convidar o mundo a redescobrir o Brasil sob uma perspectiva consciente, diversa e transformadora.”
Diversidade de destinos
Ao ser questionado sobre recomendações de destinos brasileiros para os viajantes britânicos, o presidente da Embratur apontou lugares que combinam autenticidade e baixo impacto ambiental, como o Pantanal, maior área úmida do planeta e Patrimônio da UNESCO, com safáris e rica biodiversidade; os Lençóis Maranhenses, no Nordeste, com suas lagoas cristalinas entre dunas; e a Amazônia, com suas vivências em comunidades e hospedagens na selva.
Reino Unido
Sobre a vinda dos turistas britânicos ao Brasil, o presidente da Embratur destacou o crescimento de quase 20% nas chegadas no primeiro semestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando quase 100 mil visitantes. Segundo ele, a Embratur tem ampliado a cooperação com agentes de viagem do Reino Unido por meio de campanhas digitais, participação em feiras como a WTM London, famtours e capacitações técnicas.
Fonte: Embratur