Na manhã desta terça-feira (04/11), o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Clovis Piccolo, e o secretário adjunto de Turismo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, participaram de uma reunião na sede do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Sorriso, com a diretora-geral Zaryf Araji Dahroug Pacheco e demais servidores do instituto.
Durante o encontro, a gestora apresentou aos secretários a trilha ecológica da fazenda experimental do IFMT, situada às margens da BR-163, na saída para Lucas do Rio Verde — um espaço que vem sendo estruturado pela instituição como ambiente de aprendizado e pesquisa.
“Essa trilha é incrível e a estamos estruturando para ações de educação ambiental com estudantes, professores e a comunidade de uma forma geral. Nós solicitamos o apoio das secretarias para o registro oficial da trilha e discutimos a possibilidade de utilizá-la como ponto de observação profissional de aves, uma atividade que tem grande potencial turístico e científico para nossa região”, destacou a diretora.
Segundo Zaryf, a iniciativa integra o eixo de Meio Ambiente do campus, reforçando o compromisso do IFMT com a sustentabilidade, a pesquisa e o desenvolvimento local.
O secretário adjunto de Turismo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, ressaltou o potencial do projeto para o fortalecimento do setor em Sorriso. “O turismo tem crescido muito em nosso município, e iniciativas como essa ampliam as possibilidades de experiências educativas e sustentáveis”, disse.
Já o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Clovis Picolo, destacou a importância da valorização dos espaços naturais e da integração entre poder público e instituições de ensino. “Proteger o meio ambiente e incentivar a educação ambiental são compromissos da nossa gestão. A proposta do IFMT vem ao encontro da nossa missão de unir desenvolvimento e preservação”, reforçou Picolo.
Fonte: Larissa Gribler - Assessoria de Imprensa / Decom Sorriso