Na quarta-feira, 05 de fevereiro, a equipe da Secretaria Adjunta de Turismo de Sorriso cumpriu uma agenda intensa em Cuiabá, com o objetivo de fortalecer a participação do município na 33ª edição da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), evento marcado para ocorrer de 4 a 7 de junho de 2026, no Centro de Eventos do Pantanal.
A FIT Pantanal, tradicional vitrine do turismo mato-grossense, é reconhecida como um dos principais encontros do setor no Centro-Oeste e Norte do Brasil, reunindo destinos, operadores, agentes de viagens, expositores e instituições para rodada de negócios, debates e promoção de produtos turísticos. A edição de 2026 tem projeção de atrair cerca de 100 mil visitantes, com programação diversificada: experiências culturais, gastronômicas, fóruns técnicos para conexões entre o mercado nacional e internacional.
Representando Sorriso, a comitiva liderada pelo secretário adjunto de Turismo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, esteve com Diego Orsini, responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT) em Mato Grosso, para atualizar a participação de Sorriso no Mapa do Turismo Brasileiro e tratar de temas relativos à Instância de Governança Regional (IGR), espaço de articulação entre municípios, Estado e trade para desenvolvimento do turismo.
O grupo também se encontrou com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Mato Grosso, Luis Carlos Nigro, para alinhar ações conjuntas com os meios de hospedagem voltadas à promoção de Sorriso como destino turístico.
Outro encontro da agenda foi com a empresa Proplan, contratada para elaborar o projeto de sinalização turística de Sorriso, que tem prazo até fim de março para entrega. O projeto faz parte da estratégia de melhoria da infraestrutura turística do município facilitando a orientação de visitantes nos principais pontos da cidade.
Sobre a participação na FIT Pantanal, Nelson Eduardo Pereira da Costa destacou o potencial do novo produto turístico que está nascendo em Sorriso, o “Turismo Agro Sustentável”. Segundo ele, a iniciativa busca “mostrar ao mundo o caráter produtivo da Capital Nacional do Agronegócio e a responsabilidade com a produção e a preservação ambiental.” O objetivo, segundo ele, é tornar Sorriso referência em turismo Agro Sustentável com experiências que unam natureza, produção rural e sustentabilidade.
Para ampliar ainda mais a visibilidade dessa proposta, uma equipe especializada em audiovisual de Cuiabá estará em Sorriso nos próximos dias para captar imagens e conteúdos sobre o turismo Agro Sustentável que integrarão o banco de dados oficial do Estado e o portal Descubra Mato Grosso, de promoção turística estadual.
Fonte: Larissa Gribler - Assessoria de Imprensa / Decom Sorriso