Hoje, hotéis, pousadas, pontos de visitação, companhias aéreas e de cruzeiros estão se adaptando à demanda crescente por opções de estadia e viagem que aceitam receber a presença de animais de estimação com conforto e segurança.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, com cerca de 150 milhões de animais domésticos.
O número teve um aumento expressivo pelo período da pandemia de COVID-19, quando milhares de animais foram adotados, justamente, pela presença dos tutores em tempo integral dentro de casa.
Essa proximidade integral também intensificou o vínculo entre os pets e a nova geração de tutores, que consideram os animais de estimação como membros da família, muitas vezes, se referenciando como “filhos e filhas peludos”.
E no momento de viajar, passar as férias e descansar, os novos tutores buscam por opções que aceitem a estadia de seus “filhos”.
Por conta do aumento na demanda por hospedagem pet friendly, o setor hoteleiro precisou passar por transformações e investir em infraestrutura e serviços adequados para acomodar os animais.
Alguns estabelecimentos, por exemplo, oferecem áreas de lazer exclusivas para cães, cardápios adaptados para pets com restrições alimentares, além de kits de boas-vindas, petiscos e brinquedos para causar uma boa primeira impressão.
Muitos empreendimentos também fazem parcerias com pet shops e veterinários locais para fornecimento de produtos pets e serviço de atendimento veterinário 24 horas a fim de sanar qualquer emergência.
Outros investem em espaços de banho e tosa e dog walkers para que os pets tenham tratamento completo de hospedagem.
Viajar com um animal de estimação exige mais planejamento e cuidados que viajar com humanos. Antes de comprar passagens, hospedagens ou fechar pacotes de viagem é preciso visitar o veterinário de confiança para que o profissional avalie a condição física do pet.
Alguns hotéis exigem que todos os animais visitantes possuam microchips de identificação, além de uso de coleira com placas durante todo o período da estadia para garantir a segurança do pet.
Em viagens de avião ou cruzeiro é preciso verificar com a companhia aérea ou marítima quais são as políticas de embarque de pets e a documentação necessária. Inclusive, muitas companhias exigem laudos veterinários atestando que o animal não possui doenças ou parasitas.
Já para viagens de carro, o uso de caixas de transporte é obrigatório, assim como mecanismos que ligam o pet ao cinto de segurança do carro para protegê-los em caso de acidentes. Vale lembrar que em qualquer modalidade de viagem é preciso fazer pausas periódicas para que o animal possa se hidratar, comer e fazer suas necessidades.
O turismo pet friendly mostrou que não é uma tendência comercial passageira. Na verdade essa modalidade reflete uma mudança de comportamento e transformação social em torno da relação tutor-pet.
Pesquisas mostram que boa parte dos tutores escolhem exclusivamente destinos que aceitam a estadia de pets, mesmo que a decisão limite as opções disponíveis. Essa decisão revela que as novas gerações de consumidores de turismo estão mais voltados para a experiência, bem-estar e contato com a natureza que inclui pessoas e animais.
Para os empreendimentos do setor de turismo, entender e atender essa mudança no paradigma do novo turista significa sair à frente da competição. Oferecer hospedagem, pacotes de viagem e espaços dedicados para pets podem proporcionar a fidelização e experiência completa dos hóspedes, sejam humanos ou pets.
Essa tendência consiste no hábito de tutores de pets de levar seus animais de estimação consigo para as viagens.
Para garantir a segurança e a saúde dos animais durante as viagens é fundamental que estejam vacinados, sadios e protegidos contra ectoparasitas. Em percursos de carro é importante realizar paradas no meio do caminho para os pets fazerem as necessidades. Já nas viagens de avião deve-se consultar as regras da companhia aérea para não ter problema.
Caso vá viajar para algum lugar com seu animal de estimação, é importante conferir anteriormente se a hospedagem e os lugares que deseja visitar aceitam pets.